Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

Resumão da F1 para essa semana

Regras do safety car são modificadas para a temporada 2011 da Fórmula 1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ajustou as regras para as entradas do safety car e dos pit stops em bandeira amarela para melhorar a segurança e fechar possíveis brechas para as equipes. Os carros agora terão de respeitar um limite de velocidade (que aumenta em cerca de 40% o tempo da volta) por duas passagens em vez de uma. A mudança dará mais tempo para que a direção de prova possa organizar os carros atrás do carro de segurança.
Os ajustes foram feitos para evitar que os carros ganhem vantagem por fazer pit stops neste período. Além disso, a intenção é evitar que os pilotos fiquem presos nos boxes por causa da luz vermelha na saída, acionada quando o safety car está passando pela reta principal. A partir deste ano, as luzes ficarão verdes e os boxes não serão fechados.
Além disso, nenhum carro poderá entrar nos boxes durante os períodos de bandeira amarela sem ser para o objetivo de fazer uma parada ou em caso de problemas mecânicos.

Calombo em novo bico da McLaren é atração no primeiro dia em Barcelona

 


A atração da manhã do primeiro dia da última sessão de testes da pré-temporada foi a McLaren. No circuito de Barcelona, a equipe inglesa usou um bico fora do normal, com um calombo na frente e hastes com um sistema hidráulico presas às extremidades da asa. A novidade é um sensor para simular diferentes graus de flexibilidade da peça e não pode ser usada em corridas, informação confirmada pela equipe inglesa. Jenson Button usa a novidade nesta terça-feira.

Webber supera calombo da McLaren e fecha a terça na frente em Barcelona

 

Mark Webber terminou o primeiro dia da última sessão de testes da pré-temporada da Fórmula 1 no topo da tabela de tempos. Com o tempo marcado pela manhã,  o australiano Mark Webber, terceiro colocado no Mundial de Pilotos em 2010, foi o melhor desta terça-feira no circuito de Barcelona, na Espanha. Com 1m22s544 em 97 voltas, ele ficou quase quatro décimos à frente do inglês Jenson Button, da McLaren, o segundo. Vitaly Petrov, da Renault-Lotus, terminou em terceiro.
Apesar do melhor tempo da RBR, a atração do primeiro dia foi a McLaren. A equipe inglesa usou um bico fora do normal, com um calombo na frente e hastes com um sistema hidráulico presas às extremidades da asa. A novidade é um sensor para simular diferentes graus de flexibilidade da peça e não será usada em corridas, informação confirmada pela equipe inglesa.
Apenas oito equipes colocaram seus carros na pista na manhã desta terça-feira. Das principais, apenas RBR, McLaren e Renault-Lotus andaram. Ferrari, Mercedes e Williams optaram por iniciar a derradeira sessão de testes um dia mais tarde, na quarta-feira. A Lotus, por exemplo, usa o dia para avaliar seus novatos. O italiano Davide Valsecchi andou no T128 pela manhã e marcou o sétimo tempo, mas rodou no fim da manhã. À tarde, o brasileiro Luiz Razia andou menos e só conseguiu ficar na décima posição. As condições da pista pioraram muito.
Mexicano tem tempo anulado por corte de chicane
A poucos minutos do fim da sessão, Sergio Pérez assombrou o circuito de Barcelona com o melhor tempo do dia. O mexicano marcou o tempo de 1m21s176, um segundo melhor que o de Webber, da RBR, e que seria o melhor dos testes na pista. Entretanto, a volta foi investigada por causa de uma suspeita de um corte de chicane no último trecho da pista.
As investigações descobriram que Pérez cortou realmente a curva. O tempo do mexicano foi anulado e ele ficou com sua segunda melhor volta na quarta posição. Ele passou a maior parte do dia entre os cinco primeiros, apostando em trechos curtos na pista, e teve apenas um problema por causa de um pequeno vazamento de óleo em seu motor Ferrari.
Confira os melhores tempos do primeiro dia do último teste em Barcelona:
1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m22s544 (97 voltas)
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s910 (74)
3 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m22s937 (27)
4 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m24.117 (90)
5 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m24s735 (20)
6 - Paul di Resta (ALE/Force India-Mercedes) - 1m25s039 (38)
7 - Davide Valsecchi (ITA/Lotus-Renault) - 1m25s406 (50)
8 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m26s004 (48)
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m26s030 (31)
10 - Luiz Razia (BRA/Lotus-Renault) - 1m26s723 (11)
11 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m32s060 (57)

Por: Cassiano Telles
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário