Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Brasil perde, e vencer Croácia vira Obrigação

O golpe no segundo quarto foi daqueles que mandam um time para o fundo do poço. Sem defesa e sem ataque, o Brasil viu a Eslovênia fazer 14 pontos seguidos e, apático, não esboçou resposta. Dali em diante, a seleção de Rubén Magnano juntou os cacos e se dedicou à missão de voltar à superfície. Era uma viagem longa. Nas costas de Marcelinho e Splitter, o fantástico quarto período chegou a cortar a diferença para dois. Na hora de decidir, bateu na trave. De novo. Com a derrota por 80 a 77, escorreu pelos dedos a chance de terminar em segundo lugar no grupo B do Mundial.
 
Marcelinho foi o cestinha do time de branco, com 20 pontos, boa parte deles na reação do último período - ele acertou quatro bolas de três. Splitter veio em seguida com 19 pontos e quatro rebotes. Anderson Varejão jogou pela primeira vez no Mundial e, em vez dos prometidos 15 minutos, atuou por 23. Ainda sem ritmo, anotou quatro pontos e quatro rebotes.
Pelo lado esloveno, o nome do jogo foi o armador Lakovic (foto), que ditou a cadência o tempo todo e terminou com 20 pontos. O pivô Primoz Brezec brilhou no início e anotou 16. Bostjan Nachbar cresceu no decorrer da partida e registrou 15, além de quatro rebotes.
O Brasil vinha de uma atuação espetacular contra os Estados Unidos, quando perdeu por apenas dois pontos, mas levou um choque de realidade no primeiro tempo nesta quarta-feira. Mal na defesa e no ataque, foi para o intervalo perdendo por 14 e precisou suar muito a camisa para equilibrar as ações na segunda metade. Não deu.
Se estava difícil se aproximar da cesta, Marcelinho resolveu apostar em sua especialidade quando a diferença subia para 17. Com arremessos longos, reacendeu a esperança do time que, a àquela altura, tinha Nezinho na armação. A Eslovênia começava a errar, o Brasil a se aproximar (70 a 61) e Marcelinho a incomodar (70 a 66). Agora era a equipe de branco quem dava as cartas. Fez 17 a 3 (70 a 68) no período e seguiu acreditando. A diferença chegou a cair para apenas dois pontos, mas não foi o bastante. Duas bolas de três de Lakovic fizeram a Eslovênia respirar. Logo em seguida, o Brasil desperdiçou dois ataques consecutivos, além de um lance livre, e deixou escapar o seu terceiro triunfo no Mundial. Pagou caro por uma pane que tinha acontecido lá atrás, antes da saída para o intervalo.

Agora resta à seleção vencer a Croácia na quinta-feira, às 15h30m, para tentar a terceira colocação da chave. Se perder, avança em quarto para as oitavas de final e pode enfrentar a Argentina logo na estreia do mata-mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário