Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Lituânia derruba a China e aguarda Brasil ou Argentina nas Quartas

A Lituânia entrou na quadra do Sinan Erdem Dome com status de favorita e viu uma combalida China assustar no primeiro quarto. Mas a equipe, que venceu a Espanha, atual campeã, e fechou a primeira fase invicta, conseguiu reagir a tempo. Com 30 pontos de Linas Kleiza, venceu os chineses por 78 a 67, garantiu a vaga nas quartas de final do Mundial da Turquia e agora aguarda o vencedor da partida entre Brasil e Argentina.
Os chineses chegaram às oitavas depois de uma dura trajetória na Turquia. Ficaram com a quarta vaga do grupo C graças ao tropeço de Porto Rico diante da Costa do Marfim, na última rodada. Vinham de uma derrota para os donos da casa por 87 a 40.

Na partida desta terça, a Lituânia teve dificuldades nas finalizações e viu a China abrir rapidamente 11 a 3. Sem oferecer resistência, o time lituano respirou aliviado quando, depois de roubar uma bola, Wei Liu partiu para o contra-ataque e perdeu uma bandeja que aumentaria a vantagem para 18 a 5. Depois do susto, os europeus começaram a se acertar em quadra e diminuíram o prejuízo no fim do primeiro quarto para 22 a 17.
A virada veio no período seguinte. A Lituânia chegou a marcar 19 pontos, contra apenas oito do adversário, e foi para o vestiário com 43 a 40.
Na volta do intervalo, Wei Liu empatou em 48 com uma cesta da linha de três, mas Martynas Gecevicius deu o troco, e a Lituânia rapidamente abriu nove pontos. Os chineses ficaram cinco minutos sem marcar e fecharam o terceiro quarto com apenas 11 pontos. A vantagem lituana era de 13 (64 a 51).
Cestinha da partida, Kleiza (foto) aumentou para 15 pontos a vantagem no início do quarto período. O ataque lituano, no entanto, cometeu duas faltas seguidas. Wei Liu, em dois contra-ataques, cortou para seis a diferença, e Zhizhi Wang a diminuiu para cinco (67 a 62). A Lituânia, porém, era melhor nos rebotes - 50 a 30 - e contava com um Kleiza inspirado. Valorizando bem a posse de bola, retomou as rédeas e segurou a vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário