Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os Top 20 de 2010

O Real Madrid fecha a temporada com uma receita super-equilibrada entre as principais fontes, com um total de 438,6 milhões de euros, divididos em 36% para broadcasting, 34% para comercial e 30% para matchday. O Barcelona fechou com 398,1milhões, não conseguindo, ainda, entrar na casa dos 400, habitada unicamente pelo Madrid, por enquanto. No Barça, o peso dos direitos de transmissão no mix de receitas operacionais foi muito grande: 44%; o matchday ficou com 25% e o comercial com 31%.
Mix de receitas operacionais:
Broadcasting, que compreende os direitos de transmissão de TV e outras mídias, como celulares e internet, tanto nacionais como internacionais;
Matchday, que compreende as receitas com vendas de ingressos, sócios (nosso equivalente, no caso, são os sócios-torcedores) e receitas com vendas de produtos nos estádios;
Commercial, que abrange as receitas de patrocínios, ações de marketing e licensing da marca.
Real Madrid e Barcelona lideram com folga – lembrando que o acordo dos catalães com o governo do Qatar vai alavancar fortemente a receita comercial, tornando a disputa pelo primeiro lugar mais acirrada – é a Premier League, entretanto, que tem, entre as ligas, maior presença com nada menos de sete clubes entre os vinte maiores. Como na temporada anterior, todos os vinte clubes são das 5 maiores ligas, tendo, além dos sete ingleses, quatro clubes da Alemanha e da Itália, três da Espanha e dois da França.
A lista dos Top 20 tem algumas novidades:
- Stuttgart e Aston Villa retornam, depois de um e cinco anos, respectivamente, de ausência;
- Atlético de Madrid também volta, na 17ª posição, graças ao sucesso na campanha da Liga Europa.
A importância das copas continentais pode ser aferida pelo fracasso de Werder Bremen e Borussia Dortmund, que ficaram fora dos Top 20. A tendência, por sinal, é a troca de dois a três clubes todo ano em virtude dos desempenhos em campo na Champions League (14 dos 20 participaram da principal competição europeia) e Europe League.
O Manchester City vem crescendo em sua participação nos Top 20, mesmo sem participar das copas continentais. Isso, naturalmente, devido aos fortes investimentos de seus proprietários. Caso o clube consiga bons resultados em campo a par desses investimentos, colocará Manchester ao lado de Londres e Milão com dois clubes entre os dez  maiores.
Vamos à lista, com a receita de cada um em milhões de euros:



Fonte: Olhar Crônico Esportivo (Emerson Gonçalves)
Por: Cassiano Telles
Twitter @Telleshz Segue lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário