Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

Hamilton larga bem e vence

As corridas em Spa-Francorchamps têm como marca registrada a imprevisibilidade, exatamente por causa da instabilidade climática da região da floresta das Ardenas. E o GP da Bélgica deste ano não foi diferente. A chuva caiu no início e nas últimas voltas da corrida, provocando uma enorme confusão. Apenas um piloto escapou dos problema: Lewis Hamilton (foto). O inglês da McLaren venceu a corrida, sua terceira na temporada e assumiu a liderança do campeonato.

Hamilton está agora três pontos (182 a 179) à frente de Mark Webber, antigo líder do Mundial de Pilotos, que teve problemas com o câmbio na largada. Após cair para sétimo, o australiano teve paciência para se recuperar e conseguiu a segunda posição na corrida em Spa-Francorchamps. O polonês Robert Kubica, da Renault, fez uma corrida discreta, sem cometer erros e completou o pódio na terceira posição.
Felipe Massa, da Ferrari, foi o melhor brasileiro na corrida, com a quarta posição. O piloto da equipe italiana teve calma nas condições difíceis da pista em Spa-Francorchamps e segurou a pressão de Adrian Sutil nas últimas voltas. O alemão da Force India chegou em quinto, pouco à frente do compatriota Nico Rosberg. Ele roubou a sexta posição do heptacampeão Michael Schumacher na última relargada, ao ultrapassá-lo por fora na Les Combes.

Um dos melhores pilotos na chuva na Fórmula 1, Rubens Barrichello foi traído justamente por sua aliada. O brasileiro da Williams perdeu o carro na freada da Bus Stop, ainda na primeira volta, acertou a Ferrari de Fernando Alonso e viu seu 300º GP na Fórmula 1 ser encerrado de forma precoce em Spa-Francorchamps. Ele teve de abandonar a corrida com a suspensão quebrada. O espanhol voltou à pista, mas errou nas trocas de pneus e ainda bateu a sete voltas do fim.

Lucas di Grassi, da VRT, chegou em 17º, uma volta atrás do vencedor Hamilton. Ele foi o segundo melhor piloto da "Série B" da Fórmula 1, a disputa entre as equipes estreantes nesta temporada, superado apenas pelo finlandês Heikki Kovalainen, da Lotus, o 16º. Bruno Senna, da Hispania, teve problemas no início, rodou e abandonou a corrida ainda na quinta volta.

 Classificação:
1) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 44 voltas em 1h29min04s268
2) Mark Webber (AUS/Red Bull)
3) Robert Kubica (POL/Renault)
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5) Adrian Sutil (ALE/Force India)
6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
7) Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
8) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
9) Vitaly Petrov (RUS/Renault)
10) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
11) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
12) Pedro de la Rosa (ESP/Sauber)
13) Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
14) Nico Hülkenberg (ALE/Williams)
15) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
16) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 1 volta
17) Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), a 1 volta
18) Timo Glock (ALE/Virgin), a 1 Volta
19) Jarno Trulli (ITA/Lotus), a 1 Volta
20) Sakon Yamamoto (JAP/Hispania), a 2 Voltas

Não completaram:

Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 37 voltas - Rodada
Jenson Button (ING/McLaren), 17 voltas - Colisão
Bruno Senna (BRA/Hispania), 5 - Suspensão
Rubens Barrichello (BRA/Williams), 1 - Colisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário