Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

EUA é Tetra Mundial

Os Estados Unidos estão de volta ao topo do pódio no Mundial de basquete. Depois de uma espera de 16 anos, marcada por decepções em três torneios consecutivos, a equipe do país que inventou o esporte superou a brava seleção turca por 81 a 64. A vitória acabou com o sonho de um país inteiro, representado pelos barulhentos 15 mil torcedores que lotaram o ginásio Sinan Erdem, em Istambul.

O grande nome da partida foi o ala norte-americano Kevin Durant (foto), que já havia sido destaque da equipe ao longo de toda a campanha. Desde o início da partida, o novo astro da NBA chamou o jogo para si, sobretudo nas bolas de três pontos.

A conquista é a quarta dos norte-americanos em Mundiais e a primeira desde 1994. Antes da liberação de jogadores profissionais, os EUA ficaram com o titulo do torneio no Brasil em 1954, e na Espanha, em 1986.

Em 1998, os Estados Unidos caíram diante da Rússia nas semifinais, e acabaram com a medalha de bronze. Quatro anos depois, em casa, a equipe dos profissionais da NBA deu vexame: perdeu três partidas e acabou na sexta colocação. Em 2006, no Japão, a campanha terminou novamente com terceiro lugar.

Neste ano, embora não tenha levado para a Turquia seus melhores atletas, a equipe norte-americana foi representada por jogadores de alto nível, a maioria titulares em suas equipes na NBA. O resultado foi uma equipe que mostrou comprometimento que as anteriores, repletas de estrelas, não conseguiram ter. 

Cestinhas: Kevin Durant 28, Lamar Odom 15 e Westbrook 13 e Turkoglu 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário