Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

Dallas varre Lakers pelos playoffs da NBA e estão na final da conferência Oeste

Los Angeles Lakers x Dallas Mavericks jason terry (Foto: Getty Images)
Lá se vão 325 dias. Foi em 17 de junho do ano passado que Kobe Bryant, Pau Gasol, Phil Jackson & Cia. explodiram eufóricos com mais um título do Los Angeles Lakers, arrancado num dramático jogo 7 contra o Boston Celtics. Naquela noite de quinta-feira, ninguém imaginava que, quase 11 meses depois, o campeão seria varrido dos playoffs como se fosse um time qualquer. Mas foi. Neste domingo, quem festejou com a torcida foi o Dallas Mavericks.

Com uma surra humilhante por 122 a 86, a equipe do Texas fechou a série em improváveis 4 a 0, avançou à final do Oeste e, bem antes do que se imaginava, deu férias aos astros da Califórnia. Carregando nos últimos anos a fama de afinar em momentos decisivos, o Dallas riu por último desta vez. Fechou a tampa do confronto de maneira inapelável, mantendo a vantagem bem acima dos 20 pontos durante boa parte do jogo 4. Ao longo da série, Dirk Nowitzki pisou na fama de “amarelão” e carregou os Mavs, mas na partida final nem precisou brilhar e fez apenas 17 pontos. Abriu espaço para os reservas brilharem.

 Jason Terry, com 20 pontos no primeiro tempo, garantiu o conforto necessário para levar o time à final do Oeste. Terminou com 32, incluindo nove arremessos da linha de três, igualando o recorde dos playoffs. Jose Juan Barea adicionou 22, e Peja Stojakovic fez 21. As bolas de três, aliás, renderam outro recorde aos Mavs: foram 20, maior marca da NBA em jogos de mata-mata.

O jogo de domingo pode ficar marcado como o último da carreira do técnico Phil Jackson, que deve se aposentar ao fim da temporada após 11 títulos. Seus comandados não corresponderam na despedida. Kobe Bryant se limitou aos 17 pontos, e Lamar Odom e Andrew Bynum foram expulsos por agressões no último quarto, quando a diferença já tinha passado da casa dos 30.

Los Angeles Lakers x Dallas Mavericks kobe bryant (Foto: Getty Images)
Ciente de que a vitória era a única saída para manter se manter no mata-mata, o time de Los Angeles entrou em quadra disposto a sobreviver. Mesmo sabendo que nunca uma equipe virou uma série de 3 a 0 para 4 a 3, os Lakers equilibraram as ações no primeiro quarto. A torcida, no entanto, tinha outros planos. Embalados pelos fãs vestidos de azul, os jogadores do Dallas mantiveram a concentração e fecharam a parcial com quatro pontos de vantagem: 27 a 23.
No segundo quarto, aí sim, começou o massacre. Os Lakers só conseguiram fazer 16 pontos e levaram mais que o dobro, 36. Estava feito o estrago, com 24 pontos de vantagem na saída para o intervalo. No terceiro período, a diferença chegou a pular para 29, mas os visitantes conseguiram evitar o pior e voltaram para 24. Faltavam 12 minutos para o fim da série, e só dava tempo para uma coisa: perder a cabeça.

Foi o que fez a equipe de Los Angeles. Lamar Odom deu uma trombada desnecessária em Nowitzki no meio da quadra e, poucos minutos depois, o pivô Andrew Bynum deu uma cotovelada covarde no armador JJ Barea, que completava uma bandeja. Tanto Odom quanto Bynum foram expulsos, numa despedida nada digna para os campeões. A diferença no placar pulou para 36 pontos, e a tampa estava fechada.
Fonte:Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário