Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Curiosidades sobre as Finais da NBA

* Lebron James teve média de 26,7 pontos por jogo na temporada regular. Nas finais, esse número baixou para 17,8 pontos por partida. A queda de quase nove pontos na média por jogo entre temporada regular e finais foi a maior da história entre jogadores que anotaram pelo menos 25 pontos por partida na temporada regular. Com a derrota nas finais de 2011, Lebron agora é o segundo jogador da história a ter 2 títulos de MVP no currículo e derrotas nas duas primeiras finais de sua carreira - o outro é Karl Malone.

* Antes das finais de 2011, no formato 2-3-2 (que começou a ser usado em 1985), das 11 vezes anteriores em que uma série ficou empatada em 1-1, o vencedor da terceira partida havia se sagrado campeão. O Miami Heat foi o primeiro da história a ganhar o jogo 3 e não levar o título.

* Dirk Nowitzki, MVP das finais, é o 11o jogador da história com pelo menos dez presenças no All-Star Game, um troféu de MVP da temporada regular e outro de MVP das finais. Dos outros dez, sete já estão no Hall da Fama e outros três farão parte da lista no futuro (Kobe Bryant, Tim Duncan, Shaquille O'Neal).

* Levando em conta só os cinco minutos finais do último quarto nos seis jogos, o Dallas fez 26 pontos a mais que o Miami Heat. Foram 14 rebotes a mais para Dallas, e cinco turnovers a menos.

* Nowitzki fez 62 pontos ao longo do último quarto nos seis jogos das finais. Isso representa a soma das produções de Lebron (18) e Wade (44). A média de pontos do alemão nos 12 minutos finais (10,3) foi a quarta melhor da história, superada só por duas performances de Shaquille O'Neal (1995 e 2000) e uma de Michael Jordan (1997).

* Os norte-americanos definem "crunch time" como a situação de jogo em que, nos cinco minutos finais do quarto período ou da prorrogação, a diferença no placar é de, no máximo, cinco pontos. Nessas circunstâncias, Dallas anotou 40 pontos nas finais, dos quais 26 saíram das mãos de Dirk Nowitzki. Sozinho, ele fez mais pontos na "hora da verdade" do que o elenco do Miami Heat inteiro (24). Na reta decisiva dos jogos das finais, o alemão acertou 8 de 13 arremessos de quadra e matou os 9 lances livres que teve à disposição. Lebron no crunch time? ZEROU, errando os sete arremessos que tentou.

* Os Mavericks são o quinto time da hitória a ganhar o título da NBA como cabeça-de-chave número 3 ou menos desde que o atual formato dos playoffs começou, em 1984.

* Dallas é a quinta equipe da história a sair vitorioso nas finais tendo apenas um All-Star no elenco, contra uma equipe que tinha 3 All-Stars. A última vez que isso aconteceu foi em 1994, quando o Houston Rockets de Hakeem Olajuwon bateu o New York Knicks de Patrick Ewing, John Starks e Charles Oakley.

* Jason Kidd e Dirk Nowitzki são o quinto e sexto jogadores a conquistar o primeiro anel de campeão da NBA depois de pelo menos dez presenças no All-Star Game. Os outros: Jerry West, Kevin Garnett, Oscar Robertson e Elvin Hayes.

* Jason Terry veio do banco no jogo 6 para anotar 27 pontos. Ele igualou a melhor performance de um reserva num jogo de título desde a fusão da NBA com a ABA. Manu Ginobili também fez 27 pontos como reserva no jogo do título de 2007 do San Antonio Spurs contra o Cleveland Cavaliers.

* Os 18 pontos por jogo de média para Terry são a melhor performance de um reserva na série final desde Freddie Brown, que teve média de 19,1 pelo Seattle SuperSonics contra o Washington Bullets em 1978.
Fonte: Espn.com.br/everaldomarques

Um comentário:

  1. Lebron James um baaaaaita de um pipoqueiro .. dirk humilho e mostrou que no fim dos jogos ele chama a responsabilidade ao contrario do pipoqueiro.
    o wade merecia ter ganho esse titulo, pois jogou muito faltou o lebron ajudar .. acho que ele nunca vai ganhar um titulo de NBA!

    BY: GUI NESS

    ResponderExcluir